A exploração do mundo
Desde o início da História do Homem, notamos a exploração do mundo. No entanto, durante essa História, houve diversos momentos em que o Homem explorou o planeta de maneira mais constante. Um exemplo disso é a exploração pelos europeus entre os séculos XIV e XIX. O desejo por conhecimento, a necessidade de enriquecimento e a curiosidade para se descobrir o que acontecia em outros territórios fez com que os homens saíssem em busca de novas terras.
(Fonte: www.oglobo.globo.com)
Mas... Como os exploradores sabiam onde estavam? Hoje nós temos o GPS que nos diz onde estamos com muita riqueza de detalhes, até mesmo de centímetros! Mas os exploradores do passado só podiam contar com métodos bem menos acurados. Desde os primeiros navegadores, as pessoas tem aprendido técnicas de como navegar usando a posição das estrelas. Entretanto isso somente pode dizer-lhes a que distância estavam do norte ou do sul. O invento que trouxe bússolas sofisticadas permitiu às pessoas se localizarem também a oeste e a leste. Atentos às estrelas, os exploradores antigos usavam compassos magnéticos como auxílio de navegação.
(Fonte: andrevarga.blogspot.com)
Você sabia?
Marinheiros usavam a estrela polar (Polaris) a fim de localizar o norte. Com o passar do tempo a rotação da Terra faz com que a estrela polar mude de posição. Daqui a cerca de 12000 anos a estrela polar será uma estrela chamada Vega.
(Fonte: www.oal.ul.pt)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este comentário será verificado e, assim que possível, adicionado à postagem!
Obrigado,
Equipe Pedagógica