"Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar." Josué 1:9
Não é porque a criança está de férias que ela vai manter distância de textos e livros com histórias. A rotina de leitura nas férias pode ser intensificada, isso se a criança tem o prazer de ler no restante do ano. "Essa é uma prática que pode ser estimulada também pelas pessoas que convivem com a criança. Uma família leitora aguça a curiosidade da criança que pode ter esses adultos como modelo a ser seguido. As férias não são um momento na qual a criança mudará por completo a sua rotina. É difícil que uma criança que não seja estimulada a ler no restante do ano, o faça nas férias de forma produtiva. Escolher um tema de interesse da criança e ter um acompanhamento dos cuidadores produzirá boas repercussões, afirma Luciana B. Redivo Drehmer.
E não é preciso determinar um horário para a criança se dedicar à leitura. "Para uma criança que gosta de ler, que tem o hábito da leitura criado, não vejo necessidade de marcar hora. Ela mesma busca essa atividade", finaliza Eloisa Lima, diretora psicipedagógica do Dice English Course e mestre em Neurolinguística pela UFRJ.
Equipe Pedagógica